01/09/2021
RIO BONITO DO IGUAÇU PASSA A EMITIR A PARTIR DESTA QUARTA-FEIRA(01) NOTA FISCAL ELETRÔNICA
Não importa se sua empresa é de grande, médio ou pequeno portes. Prestar contas e estar em dia com o Governo Federal é uma obrigação de todas as companhias, com possibilidade de punição caso as determinações não sejam cumpridas.

A emissão da nota fiscal é o ponto de partida para ter um negócio saudável e em conformidade com as regras estabelecidas. Com a Nota Fiscal Eletrônica, um processo que antes poderia gerar dificuldade, erros e confusão ficou mais fácil e mais moderno.
Mesmo assim, muitas empresas ainda não sabem o que é uma NF-e e a importância que ela tem no dia a dia de uma corporação.

A NF-e, ou Nota Fiscal Eletrônica, é o documento digital que formaliza a venda de produtos ou de serviços. Ela vale tanto para vendas que acontecem em uma loja física quanto para as que ocorrem pela internet.

Esse modelo entrou em vigor no Brasil em 2006 com o objetivo de trazer praticidade para empresas, consumidores e para o Fisco. A versão digital acabou com a necessidade de impressão de grandes quantidades de papel e também de espaço para armazenar esses documentos.

O novo formato, também facilita a fiscalização das empresas pelos órgãos responsáveis. Não custa lembrar que a emissão de nota fiscal é obrigatória pois é a partir dela que os tributos sobre operação são recolhidos pelo governo.

A NF-e surgiu justamente para modernizar a emissão de nota fiscal no Brasil. Desde o ano em que ela entrou em prática, a adoção do formato digital avançou e o caminho é que ele se torne o padrão em todas as empresas.

Apesar do uso da Nota Fiscal Eletrônica não ser obrigatório para todos os negócios, o mais indicado é já aderir a esse formato. Além de colocar sua empresa em contato com práticas mais modernas e sustentáveis, em breve esse deve ser o único tipo aceito no país.

Uma Nota Fiscal Eletrônica serve para formalizar uma transação. Como dissemos, essa transação pode ser no formato tradicional, com uma venda em uma loja física, por exemplo, ou online, por meio de um e-commerce.

Essa formalização é importante tanto para a empresa prestadora de serviço ou vendedora, quanto para quem está comprando, ou seja, o consumidor, e para os órgãos públicos responsáveis por regulamentar e fiscalizar a operação.

Com a NF-e, a segurança de todos os envolvidos fica garantida já que o processo acontece de forma automatizada e, claro, eletrônica.

Para conseguir usar o sistema de Nota Fiscal Eletrônica, o primeiro passo é adquirir um certificado digital. Esse certificado funciona como um tipo de assinatura eletrônica que comprova a validade do documento fiscal.

Para isso, é necessário escolher uma Autoridade Certificadora (AC) habilitada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP – BR), que vai conferir e validar as informações da empresa.

O segundo passo é credenciar o negócio na Secretaria da Fazenda do estado ou do município em que a empresa está registrada. Se a organização estiver em mais de uma unidade federativa, é necessário realizar o credenciamento em cada uma delas.
Por fim, será necessário instalar um software emissor de notas fiscais eletrônicas. Uma dica é contratar um sistema de gestão empresarial (ERP) para garantir segurança nas informações transmitidas e controlar melhor os processos.

RIO BONITO DO IGUAÇU
Passa a contar a partir desta quarta-feira(01) o prazo para que todas as empresas de Rio Bonito do Iguaçu façam cadastramento para emissão da Nota Fiscal Eletrônica. Esse prazo é de 90 dias. Portanto, até 30 de novembro de 2021. A partir de 01 de dezembro não será permitida a emissão de notas fiscais de blocos ou manuais. A empresa que assim proceder, será multada. As empresas devem procurar seus contadores para o cadastramento e a consequente emissão da Nota Fiscal Eletrônica. No caso dos MEIs, que não precisam de contadores, devem procurar o Departamento de Tributação, junto a Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu para cadastramento.

DOCUMENTOS
Os documentos necessários para o cadastramento objetivando a Nota Fiscal Eletrônica, são: última alteração do contrato social; Cópia do RG e CPF dos sócios; solicitação de acesso, com firma reconhecida de todos os sócios e Certidão do Simples Nacional.

EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA
A medida em que as empresas fizerem seus cadastramentos já poderão emitir a Nota Fiscal Eletrônica. Caso da Empresa GILMAR KRUGER & CIA LTDA, STILLO MÓVEIS, que agilizou todo o processo e já está apta para emissão da Nota Fiscal Eletrônica(foto). Esta foi a primeira empresas a solicitar a Nota Fiscal Eletrônica.

Vale ressaltar que normalmente o prazo para este cadastramento é de apenas 30 dias mas em Rio Bonito do Iguaçu, os empresários terão 90 dias para se adequarem ao processo de emissão de Nota Fiscal Eletrônica. Dúvidas poderão ser dirimidas junto ao Departamento de Tributação da Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu, inclusive pelo telefone 042 3653 1122 ramal 3005.

ACESSO RÁPIDO

IPTU 2023

Ver todos os Vídeos

PODCASTS

PREFEITURA REÚNE TÉCNICOS DE COOPERATIVAS E DE ÓRGÃOS OFICIAIS PARA DISCUTIR PERDAS NAS LAVOURAS EM RAZÃO DA FALTA DE CHUVAS!

O Prefeito Sezar Augusto Bovino, o Vice-Prefeito Rildo José Safraider e o Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Hamilton Belloni, coordenaram...

Ouvir todos os Áudios

Rua 7 de Setembro, 720
Centro - Rio Bonito do Iguaçu/PR

Segunda à Sexta-feira
07h30 às 11h30 / 13h00 às 17h00

Telefone: (42) 3653-1122

prefeitura@riobonito.pr.gov.br

Última atualização do site: 17 de Setembro de 2024 - 09:03

Todos os direitos reservados © 2017.