Rio Bonito do Iguaçu apresenta-se como um forte pólo para o desenvolvimento do Turismo no território da Cantuquiriguaçu, região central do Estado do Paraná.
Os atrativos naturais estão localizados nos mais diferentes pontos do município, oportunizando a prática de roteiros integrados pela extensa região. Neste sentido, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Planejamento e do Departamento de Turismo, tem a missão de contribuir com o fortalecimento do Turismo em Rio Bonito do Iguaçu, com o foco no desenvolvimento sustentável por meio de segmentos do Turismo como:
- Turismo Religioso - Caminhada religiosa, visita à Santa no balneário do alagado.
- Turismo Ecológico - Trilhas em áreas de preservação ambiental, fontes de águas termais.
- Turismo de Pesca - Estímulo à pesca esportiva, passeios, incentivo a pescadores.
- Turismo de Eventos - Revitalização do Parque de Exposições e organização de feiras.
- Turismo Gastronômico - Culinária típica da região.
- Ecoaventura - Rapel, rafiting, arborismo, treeking, escaladas.
O Município de Rio Bonito do Iguaçu, não tem no nome o adjetivo “Bonito” por coincidência . É possível chamarmos de Rio mais que Bonito do Iguaçu, pois os aspectos geográficos e sociais desta região são inigualáveis e enchem os olhos de quem o visita.
São belezas naturais como o Canyon formado pelo antigo leito do Rio Iguaçu, as grandes quedas d'água, cachoeiras e a inigualável represa da Usina de Salto Santiago que formam um destino para quem procura um local de paz, harmonia e contato com a natureza.
Rio Bonito do Iguaçu, terra das águas, da agricultura e pecuária, terra de um povo amigo e que tem na sua simplicidade um grande potencial para atendê-lo com total respeito e vigor. Programe-se e venha conhecer o nosso destino.
Principais Pontos Turísticos
Estância Hidromineral e Termal - A Estância possui piscinas hidrominerais termais, camping, lanchonete, sanitários e uma vista privilegiada do Rio Iguaçu, o qual desemboca a cachoeira do Rio Padre, com aproximadamente 8 m de queda. Localiza-se em área rural a 33 km da sede do município às margens do Rio Iguaçu, na BR 158.
Lago Artificial (Balneário do Alagado) - O lago é resultado da construção da Usina Hidrelétrica de Salto Santiago, com uma extensão de 770 km, possui dois balneários, sendo que um deles conta com área para camping, lanchonete e praia artificial. Localiza-se a 6 km da sede do município.
Reserva Florestal - Com uma área de 4.300 hectares de floresta nativa, onde podem ser encontrados diversos exemplares da fauna e flora da região. Em sua área encontra-se os restos da antiga Vila dos Trabalhadores, que vieram para a construção da Usina. Localiza-se a 20 km da sede do município.
Rio Iguaçu - Desviado de seu curso natural para a construção da Usina Hidrelétrica de Salto Santiago, o rio Iguaçu segue ao sul, limitando o município. Num percurso de barco podem ser observadas do lado direito uma vegetação exuberante e ao lado esquerdo longos campos de pastagem com alguns trechos de mata nativa e ainda várias q
CARACTERÍSTICAS
População: 14.450 habitantes
Homens: 7.520
Mulheres: 6.930
Área Total: 701,0 km²
Densidade Demográfica: 20,61 hab/km²
Altitude: de 508 m a 700 m
DDD: 42
CEP: 85340-000
Clima
Subtropical Úmido Mesotérmico
Temperatura Média
Verões quentes com tendência de concentração das chuvas (temperatura média superior a 22° C)
Invernos com geadas pouco frequentes (temperatura média inferior a 18° C), sem estação seca definida.
Localização
Centro Oeste do estado do Paraná – BR.
Limites
Norte: Nova Laranjeiras
Nordeste: Laranjeiras do Sul
Noroeste: Espigão Alto
Sul: Saudades do Iguaçu e Sulina
Leste: Laranjeiras do Sul e Porto Barreiro
Oeste: Quedas do Iguaçu
Sudoeste: Sulina
Sudeste: Porto Barreiro
Acesso Rodoviário
BR 158 – Laranjeiras do Sul / Pato Branco
BR 277 – Curitiba / Foz do Iguaçu (Acesso pelo município de Laranjeiras do Sul)
Distâncias
390 km da Capital – Curitiba