Última Atualização do Site: Terça-feira, 14 de Agosto de 2018, 11:51h

Domingo, 11 de Fevereiro de 2018

Emater se reúne com Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural para formar comitê do Programa de Microbacias

No último dia 8 de fevereiro, na sede da Associação Comercial de Rio Bonito do Iguaçu (Acerbi), representantes da Emater se reuniram com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Davi Canossa, e demais membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), no intuito de desenvolver as fases do programa de “Gestão de Solo e Água em Microbacias”.

Os engenheiros agrônomos Emerson Gestemberger (do escritório de Quedas do Iguaçu) e Joelcio de Souza (do escritório de Rio Bonito) representaram a Emater na reunião.

O intuito do programa é desenvolver ações voltadas para conservação do solo e da água e em tudo que se possa fazer para melhorar e conservar o meio ambiente. As ações serão executadas com apoio da Emater e da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab).

Considera-se formar um comitê que microbacias com diagnósticos claros da situação ambiental e produtiva e com a população mobilizada e organizada para resolver problemas e buscar oportunidades de desenvolvimento tornam-se o espaço ideal para a aplicação de programas de governo nas mais diversas áreas.

Dessa forma, espera-se que a soma de recursos e do trabalho dos seus moradores e dos investimentos públicos federais, estaduais e municipais transforme a microbacia em um espaço de desenvolvimento sustentável, com cadeias produtivas fortes, com produções de qualidade, valorizadas por um ambiente saudável e agradável.

A reunião em Rio Bonito do Iguaçu foi justamente para formar o Comitê Gestor do Programa, que vai fazer todo o acompanhamento das etapas.

Estiveram presentes na reunião os representantes da Prefeitura, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), da Emater e dos agricultores representantes das comunidades que irão participar. Em especial as localizadas próximas ao Rio Crim.

“Os agricultores que estão próximos da localidade do Rio Crim é que serão beneficiados. Não é um programa pro município todo, mas é numa região que tem uma importância pelo número de agricultores familiares e pelas atividades que desenvolvem”, explica o engenheiro agrônomo Emerson Gerstemberger.

“Nesta reunião fizemos a formação do Comitê e o próximo passo é fazer uma audiência pública com esses agricultores pra ver se vão aceitar ou não esse programa. Partindo disso, o nosso colega aqui da Emater, o Joelcio de Souza, iniciará as visitas junto em cerca de trinta famílias e temos o prazo até o final de março para concluir todas as visitas e todos os relatórios que serão feitas através do programa”, conclui Gerstemberger.