Última Atualização do Site: Sabado, 31 de Outubro de 2020, 10:01h

Quinta-feira, 17 de Setembro de 2020

Educação: Ideb em Rio Bonito do Iguaçu alcança nota acima da média

A Educação de Rio Bonito do Iguaçu atinge excelente desempenho na média do IDEB (índice de desenvolvimento da Educação Básica) da rede municipal, ficando a cima da meta projetada de 6,5 conquistando a média de 6,9, conforme tabela em anexo.

Este resultado advém das escolas da rede municipal, as quais obtiveram suas médias individuais significativas, elevando o índice do município. Este dado é resultante de um trabalho coletivo, com o esforço e dedicação de todos (direção, coordenação, professores e demais funcionários), inclusive alunos, pais e(ou) responsáveis, os quais são fundamentais para o crescimento do processo educacional.

Cabe ainda, ressaltar que o IDEB, foi criado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais, formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O IDEB é calculado a partir dos seguintes componentes: dados de aprovação obtidos no Censo Escolar, realizado a cada dois anos, junto com a médias de desempenho nos exames que são aplicados pelo Inep ( Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

A partir desses dados, o Ideb obtém dois componentes para medir com mais eficiência o índice de qualidade de ensino: o aprendizado e o fluxo.
• Aprendizado: se refere ao resultado obtido na Prova SAEB (5º ano),
• Fluxo: serve para indicar se os alunos estão progredindo no sistema de ensino, ou seja, sem reprovação e evasão da escola.

As medições do Ideb são de suma importância para o avanço da educação no país, visto que ela deve estar em constante movimento e atenção para que não perca a qualidade no ensino. Através deste índice, é possível estabelecer metas e entender se os métodos pedagógicos aplicados nas escolas estão surtindo efeito ou não.

Neste sentido nota-se o grande avanço conquistado pela educação Rio-bonitense. A todos os envolvidos nesse processo nossos agradecimentos pelo empenho no resultado obtido.