Última Atualização do Site: Sabado, 26 de Setembro de 2020, 08:11h

Sabado, 22 de Agosto de 2020

Educação cumprimenta profissionais pelo 21 de Agosto - Dia do Coordenador Pedagógico

A figura do coordenador pedagógico teve origem entre as décadas de 1970 e 1980 com a função de supervisão escolar. No entanto, a partir da década de 1990, especialmente com o decreto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a ideia de que o coordenador pedagógico atuava como um fiscal dentro da escola foi substituída pela ideia de que o profissional é responsável, junto ao professor, pelo processo de ensino-aprendizagem.

A partir dessa mudança na filosofia educacional, a função de fiscalização é substituída pela de parceria com os docentes. Sendo que diante a essa união, torna-se possível desenvolver práticas escolares cada vez mais melhores. Esse novo paradigma colabora para o estabelecimento de um ambiente escolar mais seguro, logo, mais adequado para o processo de ensino-aprendizagem e formação dos estudantes.

Como vimos, os coordenadores são de extrema importância para a instituição de ensino e celebrar essa data é uma maneira de homenageá-los. O Dia do Coordenador Pedagógico é uma excelente oportunidade para valorizar e agradecer o trabalho desse profissional, vital para o sucesso de toda a comunidade escolar.

Homenagem ao Dia do Coordenador Pedagógico

Dada a importância do coordenador pedagógico para toda a comunidade escolar, algumas formas de homenagear esse profissional podem ser pensadas. A escola pode preparar um lanche especial para o coordenador e presenteá-lo com algum item personalizado como caneca, agenda, caneta, caderno. Livros também são uma ótima ideia de presente. Outra dica é criar um mural ou álbum com fotografias, momentos e mensagens dos alunos e demais funcionários para homenagear esse profissional.

O importante em relação à homenagem é lembrar o profissional da sua importância. Por isso, um cartão assinado pela direção da escola e pelo corpo docente é interessante.

O papel do Coordenador Pedagógico na escola
O coordenador pedagógico tem o papel de auxiliar os professores na prática pedagógica, além de ser um dos responsáveis pelo resultado alcançado pelos alunos. O coordenador é responsável também pelo relacionamento da família dos estudantes com a escola. Promovendo uma boa comunicação, o coordenador tem a função de informar pais e responsáveis sobre o desempenho dos alunos para que juntos, tracem as melhores estratégias para resolver possíveis problemas.

Esse profissional deve garantir que as práticas pedagógicas sejam pensadas de formas diferentes e inovadoras. A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia de todas as pessoas e é natural que sua presença dentro das escolas esteja aumentando. O coordenador deve, portanto, levar a inovação para o ambiente escolar e incentivar o uso da tecnologia em sala de aula, auxiliando professores e alunos nessa prática.

Os desafios do coordenador pedagógico hoje

Os principais desafios do coordenador pedagógico atualmente estão ligados ao relacionamento com os diversos agentes da comunidade escolar: alunos, famílias, professores e diretor. Todos esses agentes têm expectativas em relação ao processo de ensino-aprendizagem e é um desafio atender a todas elas.

Outro desafio do coordenador pedagógico é contar com o apoio da direção e dos professores para melhorar os processos pedagógicos. O coordenador pedagógico é fundamental na adoção de novas metodologias, mas precisa do apoio da direção e do corpo docente para que sejam implementadas de forma proveitosa. Para isso, Precisa ser capaz de transmitir as vantagens para os envolvidos nas novas práticas com o objetivo de garantir o engajamento de todos.

Feliz Dia do Coordenador Escolar!

O Dia do Coordenador Pedagógico, comemorado em 22 de agosto, é uma data de grande importância para homenagear esse profissional essencial para o dia a dia e bom funcionamento escolar. O coordenador pedagógico tem funções muito importantes dentro da escola e enfrenta muitos desafios em sua rotina.

Permanecer atualizado e ficar por dentro das novidades é um dos desafios do coordenador escolar. Além disso, ao longo do texto mostramos a importância desse profissional, assim como suas atribuições no dia a dia escolar. Conhecer bem quais são suas funções e prioridades é um baita diferencial para ter êxito nas práticas pedagógicas dentro da instituição.

Parabéns a todos os coordenadores pedagógicos de Rio Bonito do Iguaçu.

Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte