Última Atualização do Site: Sexta-feira, 03 de Julho de 2020, 11:32h

Domingo, 22 de Março de 2020

Secretaria de Saúde alerta população sobre os riscos do Coronavírus

A Comissão de Epidemiologia de Rio bonito do Iguaçu está recebendo denúncias de que há fazendas, sítios e alagado que estão recebendo pessoas refugiadas de Santa Catarina, Curitiba , São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e outros lugares que possuem casos do Coronavírus.

As pessoas que acolheram em suas propriedades estes refugiados, sabem do risco que podem estar causando para si e para a população de Rio Bonito do Iguaçu.

A situação é muito preocupante, tendo em vista que o coronavírus é altamente contagioso e leva até 14 dias para apresentar os sintomas, sendo este intervalo denominado de período de incubação. De tal forma que muitas pessoas podem estar contaminadas pelo coronavírus, mas ainda não sabem e podem contaminar outras pessoas.

A comissão em nota pede que “devido a inúmeras solicitações de fiscalização de propriedades particulares, em que está sendo aglomerado pessoas de outros Estado e municípios, que aqueles que receberão seus familiares e amigos, bem como estes refugiados, que permaneçam em seu isolamento social, obrigatoriamente por 14 dias, pois havendo a necessidade de cuidar da saúde como um todo, não vamos ter o efetivo para fiscalizar. Então, precisamos que estas pessoas se conscientizem e fiquem em isolamento. Entendemos que muitos vieram para esse cuidar, mas pedimos fiquem em seus domicílios e em seus respectivos abrigos e não saiam para a cidade, pois este não é um momento de férias nem de fazer churrasco aglomerando pessoas.”

Você que é do interior saiba que neste momento não é falta de educação recusar visitas, mas é zelo e amor pela tua família e empatia com os grupos de risco. Nossas cidades interioranas tem muitos idosos e menos recursos para tratá-los, caso contraiam o COVID-19.

Sejam conscientes. A ordem é clara: FIQUEM EM CASA! CADA UM NA SUA CASA!